top of page

RESENHA: Minha Lady Jane (HAND, Cynthia - ASHTON, Brodi e MEADOWS, Jodi)

  • Foto do escritor: Laura Machado
    Laura Machado
  • 13 de jun. de 2017
  • 3 min de leitura

Aqui no Brasil, a gente quase nunca estuda a história da Lady Jane Grey. Depois do Henrique oitavo (que teve seis esposas e criou a Igreja Anglicana - o da série maravilhosa The Tudors), quem assumiu foi seu filho Edward VI, que, antes de morrer aos 16 anos, colocou Lady Jane Grey como próxima na linha de sucessão.


Ela virou rainha. Depois de nove dias, a irmã de Edward, Mary, roubou seu trono e mandou matá-la. Esse livro, My Lady Jane, é uma releitura fantástica e cômica da história da Jane, na qual algumas pessoas têm o poder de se transformarem em animais.


Sinopse oficial:


Toda história tem sempre duas versões…

Inglaterra, século XVI, dinastia Tudor. O jovem Rei Eduardo VI está à beira da morte e o destino do país é incerto. Para evitar que o poder caia em mãos erradas (leia-se: nas mãos de Maria Sangrenta), Eduardo é persuadido por seu conselheiro a nomear Lady Jane Grey, sua prima e melhor amiga, como a legítima sucessora

Aos 16 anos, Jane está em um relacionamento muito sério com seus livros até ser surpreendida pela trágica notícia de que terá de se casar com um completo estranho que (ninguém lembrou de contar para ela) tem um talento muito especial: a habilidade de se transformar em cavalo. E, pior ainda, descobre que está prestes a se tornar a nova Rainha da Inglaterra!

Arrastada para o centro de um conflito político, Jane suspeita de que sua coroação na verdade esconde um grande plano conspiratório para usurpar o trono. Agora, ela precisa definitivamente manter a cabeça no lugar se… bem, se não quiser literalmente perder a cabeça.

Um rei relutante, uma rainha-relâmpago ainda mais relutante e um nobre (e) garanhão puro-sangue que não se conformam com o destino que lhes foi reservado; uma história apaixonante, envolvente, cativante, sedutora… e mais uma porção de sinônimos que só Lady Jane seria capaz de listar. Tudo com uma leve semelhança com os fatos históricos.

…afinal, às vezes a História precisa de uma mãozinha.

E eu simplesmente o adorei! Tem 500 páginas e li 400 delas no mesmo dia, só porque estava louca para terminar! É uma leitura super leve! O livro se divide em duas partes. Na primeira, todos os resultados das ações dos personagens têm mesmo a ver com o que aconteceu de verdade! Mas, na segunda, as narradoras mudam completamente a História da Inglaterra! A história também intercala o foco dos capítulos, todos escritos na terceira pessoa, entre a Jane, o Rei Edward e o Gifford, que teve que se casar com a Jane por influência do rei (e passava seus dias como um cavalo!). Eu realmente me diverti do começo ao fim! Era como se as três autoras estivessem sentadas na minha frente, contando a história de um jeito tão descontraído, espirituoso e divertido, que eu senti como se elas estivessem tirando sarro dos próprios personagens sutilmente o tempo todo! E isso foi muito incrível! Todos os personagens são interessantes e levemente caricatos! Adoro todos, principalmente o Edward (que eu jurava que não ia gostar, já que nunca me interessei muito pela história dele!). Me vi shippando, rindo e não levando quase nada a sério durante o livro todo! E o toque de fantasia encaixou lindamente, como uma paródia para toda a questão religiosa da Inglaterra durante e após o reinado do Henrique oitavo!



Depois de quinhentas páginas, não consigo imaginar uma única coisa que as autoras deixaram a desejar e que deveriam ter melhorado! Nota 5 fácil. Definitivamente vou ler os próximos dois livros da trilogia (que contam a história de outras duas Janes, mas ainda não foram lançados). Queria que mais livros assim existissem! É um livro para quem tem senso de humor! Me dá vontade de carregar para onde eu for agora, para ler algumas passagens sempre que precisar de uma dose básica de descontração e felicidade!


O livro finalmente vai ser lançado aqui no Brasil pela Gutenberg! Ele vai sair dia 26 de Junho e já está em pré-venda na Amazon! E eles mantiveram a capa! Olha só:


 
 
 

Comments


© Design de Laura Machado | Criado com Wix.com

mancha8.png
bottom of page